terça-feira, 30 de outubro de 2007

Vindimas


Tempos modernos, colheitas antigas. Apesar das novas tecnologias, ainda hoje se vê no Ribatejo a Sacro-Santa, actividade da colheita manual do "vinho". Garantem os seus interessados que ainda está por provar que não é assim, que se faz o melhor dos vinhos.
Brevemente se mostrará fotografias do pisar das uvas na adega, em pleno Outono de 2007.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A Paz do silêncio


Esta fotografia de Manuel Traquina, natural do Souto, Abrantes, mostra parte da beleza que ainda tem aquelas paragens. As longas margens bem cuidadas pela natureza e preservada pelos seus Habitantes, mostram águas límpidas e transparentes em grandes caudais que fazem lembrar, que vale a pena a nossa luta pelo ambiente. Passar por aqueles trilhos em dia de paz, onde as horas não nos atormentam, a ouvir os pássaros nas ramagens, ver os peixes na água, soltos como se não estivéssemos lá, beber daquela água, respirar fundo e ouvir o silêncio, faz-nos sentir outro, naqueloutro que nós gostamos em nós.

sábado, 20 de outubro de 2007

Igreja de Sto. Eustáquio



Igreja de Sto. Eustáquio, em Alpiarça,
um monumento, uma memória viva desde 1688 (?) A visitar!
Igreja de Sto. Eustáquio, em Alpiarça

Casas Palafitas em Alpiarça


Em Alpiarça, por certo se vai deixar de ver esta mostra do passado, pois a ruína já se instalou na maioria deste património. É pois mais uma imagem que desaparecerá para os vindouros, tornando por isso as imagens, ainda possíveis de captar uma "pérola"para que se possa com verdade falar na precariedade com que os nossos antepassados, viveram. Aconselho pois uma viagem ao patacão, enquanto é tempo.